quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sacolas plásticas e consumo d'água

         
          Você sabia que para produzir uma sacola plástica utiliza menos de 3% da quantidade de  água para produzida um sacola de papel?
          Portanto, as sacolas plásticas quando utilizadas com bom senso e convenientemente descartadas e recicladas não representam prejuízo ambiental, são leves, higiênicas e impermeáveis, podendo ser utilizada diversas vezes e nos mais diversos fins. Resistentes, reusáveis e recicláveis, elas carregam 2 mil vezes o seu próprio peso e têm menor custo de produção, coleta e destinação final.
          No entanto, muitas são descartadas aleatoriamente e de qualquer forma, sendo a causadora não só da poluidora de determinada paisagem mas, a responsável por entupir bueiros e matar tartarugas e golfinhos que acabam ingerindo as sacolas por confundi-las com alimento.
         Por isso a Ecoloja® incentiva e apóia o uso de sacolas oxi-biodegradáveis, as quais já vem utilizando a cerca de 4 anos. Esse tipo de plástico possui características de degradabilidade, biodegradabilidade, compostabilidade e hidrossolubilidade, são produzidos a partir de polímeros à base de petróleo ou matérias primas de origem vegetal, resultando em um plástico 100% biodegradável.
          O Plástico oxi-biodegradável se deteriora pela ação de microorganismos em contato com o solo, em contato com resíduos orgânicos e em ambientes de compostagem e de aterros sanitários, os chamados lixões, em um período  que varia de 30 dias até 2 anos. O tempo é determinado pela quantidade de componente D2W®  utilizado para promover a oxi-biodegradaçãode. As sacolas utilizadas pela Ecoloja® apresentam certificação e o prazo de terminado são de até 1,5 ano.
          Lembramos que qualquer alternativa para o uso de sacolas plásticas comuns devam ser  baseados, principalemente, nos pilares da sustentabilidade, os aspectos social, ambiental e econômico.
          E o mais importante: USAR COM CONSCIÊNCIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário